terça-feira, 27 de novembro de 2007

Prótese reproduz sensação de toque em amputados

"Um estudo realizado no Instituto de Reabilitação de Chicago (RIC, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira, aponta que pacientes que tiveram os braços amputados e usam próteses biônicas conseguem reproduzir as sensações de toque através de uma cirurgia.
Especialistas do RIC observaram dois pacientes que sofreram a cirurgia, conhecida como reinervação muscular dirigida. O procedimento redireciona os nervos do membro amputado e os conecta a músculos sadios do tórax, permitindo que o paciente tenha sensações nas próteses como teria nos braços normais.
O estudo observou os pacientes cinco meses depois da cirurgia, período que os nervos já estão adaptados ao tecido muscular do peito, e concluiu que eles conseguem sentir pressão e dor e distinguir entre temperaturas quentes e frias nas próteses, quando tocados na região do tórax onde os nervos foram conectados.
Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o próximo passo será conseguir que as sensações venham diretamente dos dedos protéticos até os nervos do tórax."

Retirado na íntegra do terra. Quem quiser ler o resto da matéria, só clicar nas fotos acima.


*Quando eu digo que daqui uns anos vai estar na moda coisas do tipo, 4 orelhas pra quem curte som, 6 braços pra quem faz serviços braçais, varias pernas pra quem necessita se locomover muito e assim por diante, acham que sou louco. Só não se esqueçam que as pesquisas com células tronco evoluem mais a cada dia, e a produção de órgãos, tecidos e até membros logo será uma realidade!

2 comentários:

  1. boa noite.
    vi no blog poracaso.com q seu site eh d SC.
    moro em Jlle e gostaria d fazer parceria com seu site.
    vamos trocar links!
    seu link jah estah no meu blog.
    absurdioso.blogspot.com
    aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde.
    gostaria de fazer parceria com seu site.
    vi no site poracaso.com que seu site é de SC, e moro em Joinville, então acho interessante fortalecermos a blogosfera do estado.
    seu link já está em meu blog.
    aguardo seu retorno.
    http://todoscomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!