quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Desmaio.

Com certeza quem trabalha na área (body modification) já presenciou inúmeros casos de pessoas que desmaiam durante ou após a aplicação de um piercing, de uma tatuagem, etc... Abaixo, uma breve explicação do porque que isso ocorre, e algumas dicas para prevenir e tratar esse "imprevisto".

Perda da consciência (síncope):
Desmaiar é habitualmente assustador mas quase nunca é grave.
O doente encontra-se bem. Então após um breve aviso, encontra-se deitado no chão com um conjunto de pessoas preocupadas que olham para baixo até ele. Um em cada três pessoas desmaia pelo menos uma vez na vida, freqüentemente antes dos 35 anos ou depois da idade de 65. Embora assustando e talvez envergonhando um pouco, a perda de consciência geralmente não é uma razão para pânico.

Quando as luzes se apagam:
A perda de consciência, chamada de desmaio ou síncope, acontece quando a quantidade de sangue rico em oxigênio que alcança o seu cérebro não é suficiente. Sem oxigenação adequada, o metabolismo do cérebro reduz-se o que provoca perda da consciência até que o fluxo de sangue se restabeleça.
Por vezes pode não existir aviso prévio. Contudo,
geralmente existe náusea ou enjôos e tonturas, sudação e palidez, a visão fica acinzentada e finalmente o doente acaba por perder a consciência.
Após aproximadamente um minuto depois da queda, como não existe o efeito da gravidade, o fluxo de sangue para o seu cérebro é novamente restabelecido e recupera-se a consciência.

Um sintoma com muitas causas:
Apenas aproximadamente 20 por cento de adultos desmaiam devido a um problema cardíaco (arritmia ou cardiopatia estrutural). Em cerca de 10 por cento das pessoas, a razão é desconhecida.
A epilepsia NÃO É CAUSA DE SÍNCOPE! Na maior parte dos casos, desmaiar pode ser devido à queda súbita da pressão arterial por vezes também uma redução marcada da freqüência cardíaca relacionada com estes fatores: Síncope Neurocardiogénica - Tensão emocional, manter-se por longos períodos na posição de pé sem se mover, receio ou dor súbita e severa podem ativar a interligação entre seu sistema neurológico e cardiovascular, após longos períodos na posição de pé sem atividade das pernas, que resultam na inibição do seu sistema nervoso simpático e a excitação do seu sistema nervoso vagal.
Isto leva a que o batimento do seu coração diminua de freqüência rapidamente e as pressões arteriais se reduzam por dilatação das suas artérias. Em conseqüência o fluxo de sangue ao cérebro reduz-se para níveis incompatíveis com a manutenção da consciência pelo que a síncope surge até que a posição de deitado vá permitir que o sangue seqüestrado nos membros inferiores, retorne ao coração e ao cérebro.

Síncope por Hipotensão postural:
Após mudança rápida para posição de pé.
Quando se levanta, o seu sistema nervoso simpático fica ativo e lança em circulação hormonas (catecolaminas). Isto conduz a um aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial fazendo com que haja preservação do fluxo de sangue adequado para o cérebro, mesmo na posição de pé. Com a idade, reduz-se a capacidade desta resposta cardiovascular, mediada pelo sistema nervoso autônomo. Colocar-se de pé muito depressa pode levar a uma queda abrupta do sangue para as pernas fazendo com que a pressão arterial desça subitamente levando ao desmaio. Doenças como a diabetes, doença de Parkinson, alcoolismo crônico e algumas doenças neurológicas afetam o sistema nervoso simpático.

MODOS DE PREVENIR OS DESMAIOS:
Alguns passos simples podem impedir o desmaio, ou seja, a síncope neurocardiogénica:

  • Baixe a sua cabeça, de preferência e se possível, deite-se. Eleve as suas pernas sobre o nível da cabeça para aumentar o retorno venoso do sangue que está nas pernas para aumentar o fluxo de sangue para o seu cérebro.
  • Se você não se pode deitar, pode sentar-se. Espere até a tontura ou a náusea diminua antes de tentar levantar-se novamente. Tenha calma porque o reflexo recupera lentamente.
  • A contração forte dos músculos das pernas também é benéfica no abortar do desmaio. Chama-se a esta manobra "legcrossing". É muito eficaz.
  • Levante-se lentamente, isto permite que a sua pressão sanguínea e freqüência cardíaca tenha mais tempo para ajustar a uma posição vertical.
  • Confira medicamentos, se lhe prescreveram um medicamento novo ou mudaram a dose da prescrição, e este fato lhe provocou tontura ocasional, fale com seu médico. Pode precisar de um ajuste na dosagem.
  • Se toma vários medicamentos, não os tome todos ao mesmo tempo a menos que seu médico aconselhe o contrário. O efeito combinado pode subjugar a capacidade de seu corpo para manter a homeostasia cardiovascular.
  • Quando trabalha ou se exercita debaixo de calor e umidade, faça pausa freqüentes e beba bastantes líquidos.
  • A boa hidratação e uma dieta liberal em sal pode ser suficiente para impedir a recidiva do desmaio.
  • Não minimize o desmaio.
  • Se você tem um problema de saúde crónico, como doença cardiovascular, hipertensão ou diabetes em conjunto com desmaio reincidente e abrupto, sobretudo relacionado com o exercício físico, peça ao seu médico para avaliar o problema. Contacte o seu médico mesmo que exista apenas um único episódio de desmaio se você têm mais de 40 anos ou se o desmaio está relacionado com o esforço físico ou não exista sintomas prévios. Nestes casos raros poderá existir cardiopatia que provoque morte súbita.
Fonte: João Pedro Pinto de Almeida Freitas, Cardiologista e Mestre em Medicina Desportiva, Investigador do Sistema Nervoso Autónomo e Síncope.

9 comentários:

  1. isto pode fazer-se se houver desmaios durante as tatuagens?

    ResponderExcluir
  2. I all the time emailed thіs webѕite poѕt page
    tο аll my frіends, sinсe if like tο reaԁ іt after that my
    сontacts will too.

    Also viѕit my web-sіte click for source

    ResponderExcluir
  3. Incredible points. Outstаnding aгguments. Keep up
    thе great work.

    Heгe is my websitе; xfire.com

    ResponderExcluir
  4. Right away Ι am rеady tо do my breakfast,
    later than having mу breakfаst comіng yet again to
    reaԁ other news.

    My web рage :: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  5. Ontem fui fura o nariz na casa da minha amiga e dps que furei ela foi colocar o piercing né mim ,tava quase conseguindo colocar mas do nada eu comecei a me sentir tonta ,mal e desmaiei e minha bouc coneco a espuma por uns minutos,oq seria isso???pk com outas pessoa não acontece isso

    ResponderExcluir
  6. Olá...alguém pode me ajudar..eu fui fazer uma tatuagem,e quase no fim,eu fiquei super tonta, querendo desmaiar,e vomitar...minha visão ficou horrível...outro dia fui colocar piercing no umbigo e aconteceu o mesmo.....tenho medo!

    ResponderExcluir
  7. Fui colocar piercing na cartilagem hj e tava nervosa cheia d medo. Coloquei e ñ senti dor, só uma fisgadinha. Uns 15 min depois de ter colocado tava na fila da farmácia e comecei a sentir meu ouvido zunir, minha visão ficou turva e eu desmaiei. Só lembro d acordar com um monte d gente em volta d mim e me colocarem p sentar. Quando voltei a me sentir melhor levantei e novamente senti q ia desmaiar (mas dessa vez avisei antes d me estabacar no chao). Alguém sabe pq isso acontece?

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!