quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Moda?

Atualmente, a maiorias das pessoas classificam as modificações corporais mais comuns (tatuagens, body piercing, scarificações) como uma "moda"ou um "modismo". Claro que a absorção dessas praticas pelas culturas ocidentais modernas acabou difundindo a body modification na mídia (revistas, televisão, etc...), porém vale lembrar que essas formas de adornos corporais já eram utilizadas pelos povos antigos por diferentes motivos, crenças e costumes. Pra falar a verdade, a maioria dessas praticas foram abolidas pelos colonizadores na época do descobrimento, por não se tratarem de algo comum entre as "elites dominantes", que era que ditava os costumes daquela época.
Em alguns povos mais primitivos, essas praticas nunca foram extintas, sendo transmitidas de gerações para gerações, como no caso da tribo de homens Turkana, no Kenya (acima) e da tribo de mulheres Mursi, localizada ao sul da Etiópia (abaixo).
Abaixo o close da foto acima, que mostra duas integrantes da tribo Mursi, uma com e outra sem o disco utilizado no alargamento da perfuração do lábio inferior.
Agora me pergunto: que influência essas pessoas tem dos jornais, das revistas, da televisão ou de qualquer outro meio de comunicação para praticarem estes tipos de adornos em seus corpos? Absolutamente NENHUM! Suas únicas influências são seus costumes e tradições culturais. Então, porque classificar essas praticas como "modismos", ou pior ainda, descrimina-las? Um pouco de cultura e conhecimento não fazem mal a ninguém. Com certeza essas culturas também não aprovam o que as igrejas do Sr. Bispo Edir Macedo faz com a massa burra, como foi mostrado no post anterior...

Fotos: ModBlog
Texto: myself

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!