quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cuidados com piercings - Salmoura.

A higienização de um pequeno ferimento ou novo piercing com uma salmoura morna é a melhor forma de auxiliar a cicatrização. Muitas pessoas utilizam apenas a salmoura em si como única solução de limpeza, porém o calor é um adstringente natural que ajuda a drenar possíveis infecções e pus acumulado no local.

A maioria dos piercers preferem indicar a utilização de sal marinho não iodado, pois é mais fácil de ser encontrado no mercado, porém o sal de rocha ou Haliata tem uma pureza muito superior, além de conter diversos minerais e outras substâncias.

Muitas pessoas também usam o sal comum de cozinha como um substituto. Já o sulfato de magnésio, também conhecido como Sal de Epsom (ou sais de banho) não deve de maneira alguma ser utilizado.

O mais comum é misturar ¼ de colher de chá de sal por 250ml ou 1 copo de água destilada, mineral ou purificada morna. Quando misturada corretamente esta solução deve ter sabor salgado, semelhantes as suas próprias lágrimas, e ter no máximo uma temperatura de 40 graus (aproximadamente a temperatura de nosso corpo).

Para efetuar a limpeza de uma nova perfuração, umedeça uma gaze ou algodão, de preferência estéril, nesta solução e faça compressas por aproximadamente 2 a 3 minutos, sem esquecer de troca-las algumas vezes durante o processo para facilitar a remoção da secreção e células mortas do local.

Infelizmente ainda não temos nenhum produto disponível no mercado nacional semelhante ao H2Ocean, que é uma solução de salmoura estéril e purificada, vendida em sprays. Quem sabe algum fabricante resolva lançar algo parecido por aqui também, o que não seria nem um pouco ruim!

Fontes: BMEzine.com Encyclopedia, e Wikipedia. Imagem: Assembléia de Deus (rs...)

24 comentários:

  1. penso que essa "receita" dá algo semelhante a algo que temos por cá que é soro ficiologico...é uma ~"aguinha salgada" que vendem nas farmacias ... ai nao tem?

    *

    ResponderExcluir
  2. penso que essa "receita" dá algo semelhante a algo que temos por cá que é soro ficiologico...é uma ~"aguinha salgada" que vendem nas farmacias ... ai nao tem?

    *

    ResponderExcluir
  3. este meu computador agora manda dois comentarios simultaneos :X desculpa^^

    ResponderExcluir
  4. este meu computador agora manda dois comentarios simultaneos :X desculpa^^

    ResponderExcluir
  5. Soro fisiológico é pra limpar lente de contato. Quanto mais salgado, melhor.
    A propósito, eu continuo com o esparadrapo no microdermal... Fez 1 mês dia 20 (trocado periodicamente, lógico!).

    ResponderExcluir
  6. Olá Jennifer!

    O soro é semelhante em sua formulação, porém não é igual. 100 mL de soro fisiológico contem 0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0.

    Já o sal, também contém por vezes aditivos, tais como iodetos e vários agentes antiaglomerantes.

    O sal marinho contém cerca de 84 elementos, e quando puro, contém iodo de fácil assimilação e em quantidades ideais, além de magnésio sob a forma de cloreto, bromato, sulfato etc., tudo de origem natural.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas,e sempre que possível, me questione novamente, ok!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. ;D okey...é por k cá nos mandam usar isso...brigada pelo esclarecimento*

    ResponderExcluir
  8. que é isso Jennifer!
    É sempre um prazer esclarecer algo para alguém, principalmente pra vc que está sempre por aqui :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post. Esclareceu minhas duvidas sobre salmoura e tbm sobre o Soro Fisiológico. Gostaria de saber se o sal de cozinha pode ser usado para fazer a salmoura e qual a diferença. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Dantiele:

    Até pode, mas não tem a mesma eficácia, pois o iodo utilizado nos sais de cozinha é químico, e não natural. Sem contar os demais componentes que são extraídos durante o refinamento do mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Queria saber se eu posso usar esse sal de cozinha , pra fazer a salmoura ?
    E quantas vezes ate cicatrizar eu teria que fazer isso ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. onde encontro Halita pra comprar?

    ResponderExcluir
  13. EvolutionBody me esclareça um detalhe, faço a limpeza e o piercing de argola no nariz , é presciso girar ele ? é feito no banho ou na hora da limpeza ?

    ResponderExcluir
  14. Thally: Não use sal de cozinha, pois o mesmo possui iodo quimico em sua formulação. Use o sal marinho natural. A salmoura é recomendada até a completa cicatrização do local perfurado, e esse tempo varia bastante.

    Anonimo: Pode girar a jóia com cuidado na hora da limpesa, porém cuide para a parte da abertura da peça não passar pela perfuração. No banho é a melhor hora para realizar o procedimento, com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Ola Boa tarde!!
    Gostaria de saber se o sal marinho que usamos na cozinha pode ser prejudicial para a cicatrização?

    ResponderExcluir
  16. sera que posso usar sal de cozinha p limpar o piersing?

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei mto do seu post!! (: por enquanto só tenho sal de cozinha normal, será q tem algum problema eu usar ele no piercing? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Coloquei meu piercing no umbigo a duas semana e ele esta dolorido, e ele ta vermelho na bolinha de cima isso é normal?
    Gostaria de saber se a compressa depois que feita é para limpar com o cotonete sem deixar o local úmido?
    Eu só uso o sabonete protex e onde eu furei ele falou para mim passar uma pomada Nebaciderme só que eu n to passando.
    E uma outra duvida eu posso comer chocolate?

    ResponderExcluir
  19. posso fazer pra piercing de freio ?

    ResponderExcluir
  20. acabei de fazer a salmoura e to com ela no nariiz a 3 min mais coloquei agua gelada sera q resolve?

    ResponderExcluir
  21. Eu faço salmoura com sal de cozinha, e o piercer disse que pode ser assim, não deu nenhum problema com meus piercings, passo anti-séptico de uso externo também.

    ResponderExcluir
  22. Posso usar o sal de cozinha no piercing de umbigo ?
    Valeew !

    ResponderExcluir
  23. Ola! Onde eu emcontro salmoura pois ja procurei nas farmacias e nas loja de produtos naturais e n emcontro...estou fazendo a limpesa com o sal que o venderdor da lj de produtos naturais mi vendeu estou vendo o resutado mais quero emcontra o salmoura. .. Desde ja Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Gostaria de saber se a salmoura cura queloide?

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!