terça-feira, 26 de maio de 2009

Tatuagens aumentam o risco de câncer de pele?

Tatuagem não aumenta risco de câncer de pele, diz médico americano

Casos documentados teriam a ver com local escolhido para tattoo. Em várias ocasiões, pessoas fazem desenhos sobre marcas de nascença - Anahad O'Connor do "New York Times"

Tatuagens aumentam o risco de câncer de pele?

À medida que mais pessoas tatuam seus corpos, algumas se perguntam se pode haver ali um risco escondido (além do risco de arrependimento, anos mais tarde).
Muitas tintas são feitas com metais; o azul, por exemplo, contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode conter sulfeto de mercúrio. Isso, somado ao fato de que a tatuagem pode ser traumatizante para a pele, levantou suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele. Estudos realizados nos últimos anos documentaram alguns casos desse tipo de câncer em locais do corpo tatuados.

No entanto, Ariel Ostad, professor assistente clínico de dermatologia do NYU Langone Medical Center, em Manhattan, afirma que isso não significa que a tatuagem causou o câncer. De fato, diz ele, a tinta provavelmente não causa nenhum dano, pois fica confinada às células epiteliais chamadas de macrófagos, cujo trabalho é justamente absorver material externo.

O mais provável, sustentou Ostad, é que a tatuagem tenha sido realizada em algum tipo de sinal de nascença, tornando-o mais difícil de ser detectado. Vários estudos de caso observaram melanomas negligenciados por terem surgido de marcas escondidas por tatuagens. O médico afirma que muitas pessoas o questionam sobre a relação entre tatuagem e câncer de pele. A resposta, diz ele, é "não há relação, sem sobra de dúvida".
"Porém, as pessoas devem saber que é necessário preservar uma área de pele saudável ao redor de uma marca de nascença."

Assim, não existem evidências de que tatuagens causem câncer de pele.


"Não se deve Tatuar marcas de nascença como Pintas em alto relevos, Pintas avermelhadas ou pretas, Manchas com alguma elevação, entre outros problemas de pele sem consultar antes um Dermatologista, pois ele será o único Profissional qualificado para dizer o que será melhor para você nesta ocasião." (Boreu Tattoo)

Fonte:
Globo.com
(13/05/09)

*Indispensável a leitura deste outro artigo:

"A química das tatuagens" (Educação Química)

5 comentários:

  1. pois eh... tattoo, normalmente nao faz parte das minhas pesquisas e atividades diarias, mas eu, na posição de Tatuado, achei muito interessante e achei q essa materia caberia muito bem aki no EvolutionBody... entao...

    volto a chamar a atençao para a materia do blog Educação Química, q tbm trata de um assunto extremamente importante...

    Evolution Now...

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo post e muito bom o seu blog

    abração

    Boreu Tattoo

    ResponderExcluir
  3. Boreu: Obrigado brother, mas agradeça ao Ralado que foi o autor do post!

    Volte mais vezes!

    Abração...

    ResponderExcluir
  4. Créditos...


    Ráá...


    _o/

    ResponderExcluir
  5. nao é nada que eu ja nao soubesse...XD mas realmente o artigo esta bom e a questao é k ha muita gente k tatua esses mesmos siais, e os tatuadores tambem neste tipo de casos acho que deveriam prevenir para os riscos!
    ***

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Não gostou? Comente também!